terça-feira, maio 29, 2007

“A vida é muito boa para dividir com uma pessoa só”

“A vida é muito boa para dividir com uma pessoa só”. Foi essa a frase que li estupefato a algumas horas nos comentários de um post no blog de uma querida amiga. E o comentário foi feito por outra grande querida amiga. Tirando aí qualquer interpretação engraçadinha, a afirmação se referia a assumir um compromisso com alguém. Em poucas palavras “namorar sério”, “juntar” ou casar.

Não é a toda que uma parcela da sociedade – que considero conservadora em excesso – afirma que há toda uma campanha para desestruturar a instituição família. Trocando em miúdos, se você não se contenta em dividir a sua (será sua mesmo?) vida com uma pessoa só, constituir família é uma coisa que passa longe dos seus pensamentos.

Excessos à parte, eu sei muito bem como é bom ser livre, poder namorar quem se quer (simultaneamente), não ter compromisso com ninguém, chegar em casa a hora que der na telha, sair com os amigos pra beber, azarar, ser azarado (no bom sentido), terminar a noite comendo um podrão numa barraquinha da Lapa ou da Oliveira Belo. Vivi isso tudo e recomendo a todos viver assim durante um tempo.

Mas dessa mesma experiência, descobri que são nesses momentos que mais se sente solidão, por maior o número de pessoas que se esteja rodeado. Que um dia de frio e chuva causa os maiores estragos. Que se sente carência e essa carência o leva a fazer coisas que normalmente não faria. É a época em que a saúde mais se deteriora e que a auto estima oscila tanto quanto o clima de um dia de primavera.

Então, eu diria o contrário. “A vida é muito boa para você dividi-la com tanta gente”. Afinal, quanto mais fatiada é uma coisa, menos intensa ela se torna. E menos se tira dela. No final fica só o vazio de uma tarde fria de domingo. Por outro lado, poder dividi-la com alguém que se gosta muito, que se ama, é sem explicação. Só se esquece disso quem não está amando. Quem não tem alguém para sonhar com o futuro, para fazer planos, para ter filhos, ter efetivamente algo que se chama lar, família. É o que move este mundo.

quinta-feira, maio 24, 2007

José Saramago - Parte I

A seguir, entrevista belíssima concedida pelo escritor português José Saramago ao repórter Edney Silvestre para o Jornal da Globo.

Saramago, aos 84 anos, diz não ter medo da morte. "O pior que a morte tem é que antes estavas e agora já não estás mais". Filho de pais e avós analfabetos, Saramago ganhou o Prêmio Nobel de Literatura pelo romance O ensaio sobre a cegueira.

Nem precisa dizer que é meu escritor favorito.

Aconselho todos a verem.

José Saramago - Parte II

segunda-feira, maio 21, 2007

A metamorfose


A metamorfose
Originally uploaded by re_noaction.
Dia de auto-análise. Há muito tempo não aparece um desses. Não descobri isso hoje, mas talvez só tenha refletido mais sobre isso hoje, a caminho de casa. Sou uma pessoa que muda bastante de opinião a medida que conheço algo com mais profundidade. Um bom argumento também geralmente acaba me convencendo do contrário do que eu pensava. Não sei se é como a metamorfose do Raul, mas é algo assim, uma espécie de instabilidade constante.

Falta de personalidade? Não. Acho que pessoas realmente inteligentes mudam de opinião se olharem uma coisa com outro olhar. Burros são aqueles que encasquetam (sic) com uma idéia e não tiram-na da cabeça, mesmo que se prove o contrário. Eu não. Estou aberto a novos argumentos, a novos olhares, a novas opiniões sobre uma mesma coisa. Se o argumento for melhor do que o meu, leva na hora. Se não, eu derrubo.

Idéias assim surgem do nada e vão embora do mesmo jeito. Vim ouvindo Los Hermanos no ônibus e os pensamentos voaram pelas janelas trancadas do 1132. Admito hoje, os caras são bons. Em algumas letras sentimentalóides demais. Mas em outras, gênios. Da musicalidade, nem se fala. Nota 10. Geralmente quem não gosta é quem não conhece. Como eu não conhecia há 3 meses. E não gostava. Do tipo, não vi e não gostei.

Sou feliz assim, talvez amanhã não seja mais. Fazer o que? Talvez você me convença do contrário.

sexta-feira, maio 18, 2007

Notícias do Cabaré

O Globo (17/05): Pagodinho diz que temporão é incompetente

Por que nosso querido Zeca não deixa pra dar pitaco no que ele entende e muito bem: música

O Globo (17/05): Jornalistas ganham ação contra Garotinho

Ao menos uma boa notícia

Amanhã festinha de um amigo num barco, tudo liberado.

Que venha o fim de semana.

PS: Já deu pra perceber que não estou com saco de escrever....

domingo, maio 13, 2007

Ufa, postei!

Nossa, como ando negligenciando isso aqui e os meus outros blogs amigos. Sem tempo mesmo para visitar a galera. Sou um péssimo administrador do tempo. Reconheço.

Algumas coisas na semana me marcaram, queria dividir com minhas leitoras:

1- Voltamos a ter um piloto brasileiro competitivo. Felipe Massa ganhou duas seguidas e agora já disputa o título. Hoje não, hoje não. Hoje não mesmo! Quem viu o Cléber Machado narrar isso também num Dia das Mães sabe do que estou falando. Tá bom, tá bom, vai ver.

2- Essa visita do Papa. Ainda bem que acabou. Todo dia Sua Santidade dava pitaco em tudo é que é tema. E sempre com a visão atrasada da Igreja Católica. Acertou em poucas coisas que falou.

3- E a Penha. Parece que meu velho bairro virou uma praça de guerra. Tá certo que os confrontos são lá em cima na favela. Mas é impossível não ter medo. Onde vamos parar?

4- Estou pensando seriamente em trocar de carro. Me dêem o apoio necessário.

5- Dia das mães foi legal. A minha ficou aqui em casa comigo.

6- Vascão estreou com vitória no Brasileiro. Menguinho com derrota em pleno Maraca.

7- Aliás, parabéns ao Fogão que foi ao Beira Rio e venceu bonito o atual campeão mundial. Estou apostando neles para a Copa do Brasil.

8- Pra semana, expectativa de muito trabalho.

9- Está cada vez mais difícil acordar cedo pra nadar. Que friiiiiio.

10- O tempo realmente passa. Estou com umas fotos minhas dos carnavais de 98 e 99. Como eu estava magrinho. Que saudades.

Boa semana a todos

quinta-feira, maio 10, 2007

Quem ri por último....


RI MELHOR!!! HAHAHAHAHAHAHAHA!!!! MULAMBADA, VAI PRA CASA!!!! E ARRUMEM UM DEFENSOR!!!!!

terça-feira, maio 01, 2007

1º de maio


carvoeiros amazonia
Originally uploaded by paulo amorim.
Enquanto no mundo todo se protesta no dia do trabalho, no Brasil se comemora.

O que mesmo comemoramos?