terça-feira, abril 03, 2007

Acima do bem e do mal

Hoje eu vim de trem para casa. Sentei, o trem saiu. Bastou pra começar o culto evangélico. Tinha aberto um livro (Cinco escritos morais, Umberto Eco) mas não consegui ler mais que duas páginas.

1.Por que uma parcela dos evangélicos se acha acima do bem e do mal e pode incomodar quem quiser, na hora que quiser?
2.Sim, Jesus disse e eu acredito: Ide ao mundo e pregai o evangelho. Mas será que os apóstolos dele não esqueceram de completar as escrituras com três palavras? "Com bom senso"
3.Ontem foi na ida. Entrou um senhor de uns 45 anos, bem vestido e que falava muito bem. E começou, bem no meu ouvido.
4.Lá pelas tantas ele disse que a Constituição brasileira assegurava a prática de qualquer religião. Tudo bem eu conheço o artigo 5º. Mas tem que ser dentro do trem?
5.Depois ele falou que enquanto ele falava muitos liam jornais (eu estava lendo). E que nós Homens lemos jornais porque lá só tem tragédia e que é de nossa índole gostar de tragédias. Ele dizia "podem ver a capa. É tragédia". Não é que era verdade? No meu dizia algo como "Romário não fez o milésimo gol".
6.Depois ele disse que quando ele ainda não era crente, uma vez ele ficou p...com um cara que estava pregando no trem e ameaçou botar o cara para fora.
7.Bem, em resumo, ele foi de Realengo a Central falando nos nossos ouvidos.
8.Eu fico pensando se um dia uns pais de santo resolvem fazer um culto próprio dentro do trem. Vai virar um pandemônio.
9.Os seguranças da Supervia não fazem nada.
10.Amanhã tem mais.