quarta-feira, abril 18, 2007

E o ICQ hein...


Reverência
Originally uploaded by dipurinku | MERGED.
Minha primeira experiência de verdade com a internet foi na casa de uma ex-namorada. Lembro que naquele dia entrei num programa chamado ICQ. Eu já tinha ouvido falar da coisa, mas fiquei maravilhado. Logo descobri como se achava pessoas ali. Encontrei uma menina sueca, com quem troquei algumas poucas palavrinhas e aquilo me deixou estupefato.

Eu, ali na Ilha do Governador, conversando com uma pessoa do outro lado do mundo. Isso foi em 1997. Sempre que tinha oportunidade em estar num computador com acesso a internet – o que era raro na época – eu tentava algo do gênero. Ao longo da vida na web fiz amizade virtual com pessoas dos EUA, Portugal, Espanha e até do Moçambique. Sem contar com as das outras cidades do Brasil.

Essas amizades permaneceram. O legal delas era a troca cultural que proporcionavam. Eu sempre fui de perguntar muito como eram as coisas que tinham no meu país nos outros países. E ficava maravilhado, sonhando com aquilo tudo.

Mas isso foi na era do ICQ. Hoje o rei nos mundos do bate-papo é o MSN Messenger e ninguém que conheço usa mais o programa da florzinha. E no messenger, não sei se vocês notaram, não há opção de procurar uma pessoa aleatoriamente. Você conversa com quem você conhece e isso o torna extremamente sem graça. Por isso mesmo, tenho ficado muito pouco por lá.

Sei que existem sites como o My Space que de certa forma podem proporcionar encontros aleatórios, mas não é a mesma coisa do bom e velho “I seek you”. Talvez também eu tenha perdido um pouco do interesse em conversar com pessoas de outros lugares, afinal fazia isso quando o meu tempo disponível era infinitamente maior do que é hoje. Enfim, a internet evoluiu, mas deixou pra trás coisas que hoje dão saudades.