segunda-feira, agosto 06, 2007

Será?

Sabe, tenho me perguntado nos últimos tempos até que ponto os Jogos Panamericanos do Rio trouxeram realmente paz à cidade. Fico pensando que há um abismo abissal entre haver violência e saber da violência. A verdade era que os jornais só tinham espaço para o acidente da TAM e o Panamericano. Mesmo que nos subúrbios, longe das lentes da imprensa, houvesse o mesmo número de crimes - o que certamente ocorreu - os jornais não iam ter espaço para noticiar.

Li em um blog – e não consigo mais achar o link – aparentemente escrito por um policial, que durante o Pan houve um acordo não formalizado entre polícia e traficantes para que a violência ficasse afastada dos locais de jogos do Pan. Em troca, a entrada de armas e drogas nas favelas seria totalmente liberada, até porque toda a força policial estava concentrada em garantir a segurança dos jogos. Com isso, os traficantes se fortaleceram nesse período e podem deflagrar grandes ataques. Até que ponto a informação procede eu também não sei.

O que sei é que é muito estranho, a violência que todos sabemos que existe na cidade, cessar assim de uma hora para outra só porque gente de todas as Américas estão circulando por aqui. Será que realmente os traficantes têm tanto medo assim da polícia? Sabe, eu tenho minhas dúvidas. E já começo a duvidar da polícia do senhor Sérgio Cabral. Pela primeira vez na vida, eu torço, mas torço muito mesmo para estar errado.

PS: A propósito, faltam 115 dias...