terça-feira, março 06, 2007

Eu quero as respostas


Mendiga
Originally uploaded by lucus2006.
Todo dia quando estou chegando no trabalho, passo por uma jovem com uma criança no colo pedindo leite na escada que dá acesso a rua, da estação do metrô da Cinelândia . A menina deve ter por volta de seus 20 anos no máximo. O bebê, aparentemente bem nutrido, uns três anos.

Fico com medo de parecer um monstro injusto, mas vivo me perguntando. Será que essa menina não tem quem dê um emprego pra ela? Ela não pode lavar uma roupa? Ou passar? Servir de babá? Servir cafezinho? Trabalhar num balcão de bar?

Sim, eu acredito que ela é uma excluída socialmente, que não teve chances de estudar e teve uma estrutura familiar que não lhe deu muitas escolhas. Provavelmente teve um pai ausente e uma mãe que nunca incentivou o estudo. Mas no fundo tenho certeza que ela tem condições de arrumar um trabalho e até mesmo voltar a estudar.

Será que ela não vê que aquela vida de pedir leite para o filho dela não vai levar a nada? Será que não há uma força escondida lá no fundo que faça com que reaja diante da apatia em que vive? Será que ela não pensa em ter uma vida um pouco melhor?

Passar fome ela não passa. Tem mais corpo que muitas amigas minhas. Provavelmente não é moradora de rua. Deve ter uma casa em uma favela. Mas porque permanecer ali alimentando a própria miséria? Esperando que um político mágico um dia vá dar dinheiro para ela se sustentar e sustentar seu filho?

E aí eu entro na história. O que eu posso fazer? Dou a lata de leite que ela pede? Ou ignoro para ver se ela acorda e sai daquela situação? Se eu der estou ajudando ou fazendo com que ela permaneça mais e mais ali? Aquele filho é realmente dela? E daí? São perguntas que me faço toda vez que subo aquelas escadas. E nunca há respostas.

:: Lendo: A Ditadura Envergonhada - Élio Gaspari
:: Ouvindo (a força): Tudo Passará - Nelson Ned (ele tá vivo?)
:: Vendo: Lost - 3ª temporada - Episódio 10