sexta-feira, março 23, 2007

O transporte

ONIBUS RÁPIDOS GANHAM O MUNDO – ANÚNCIO RIO ONIBUS

1. Vim hoje no ônibus pensando o quanto precisamos de alternativas de transporte no Rio.
2. Como todos sabem, moro em Realengo, que fica a mais ou menos 40 km de distância do meu local de trabalho, o centro da cidade.
3. De ônibus – frescão, pela seletiva da Av. Brasil – levo diariamente de 1h30 a 2h para chegar no centro. Por isso pago R$ 5.
4. A velocidade média do trajeto é de 26 km/h a 20 km/h.
5. De trem e metrô consigo ir mais rápido. Em 1h faço todo o trajeto, mas vou em pé, e não raro no calor. Por isso pagaria R$ 5,20.
6. Fico imaginando quem mora ainda mais longe e pega mais cedo no trabalho – eu não tenho horário pra chegar, mas estou sempre na labuta por volta das 10h30. Um cidadão que mora em Campo Grande por exemplo e precisa estar no centro às 7h, tem que acordar às 4h. Se sai às 18h, vai chegar em casa às 21h e dormir no mínimo às 22h, se não tiver nada para cuidar.
7. Isso é o melhor dos mundos. Tem gente que só consegue estar em casa às 23h.
8. Se eu já sofro dentro do frescão ou do trem, imagina essa gente?
9. Como a economia pode crescer com essa péssima infra-estrutura?
10. Só pra dar um exemplo, em Paris, por falta de grana, fiquei num albergue a cerca de 40 km do centro. De lá, eu pegava um trem e em meia hora estava no Museé d’Orsay.
11. O sistema de transporte fluminense é horroroso. O da Zona Oeste então nem se fala. Não é raro eu me irritar no ponto de ônibus, quando passam 20 kombis com o número da linha que quero pegar, mas o ônibus regular não passa.
12. Como deixaram chegar a esse ponto? De quem é a culpa? Das empresas? Dos governos?
13. É preciso arranjar uma solução urgente já. Sim, eu vou me mudar daqui a dois anos, mas 99% não tem condições de fazer o mesmo.
14. Agora falam em um corredor expresso de ônibus, que exige menos investimentos que o metrô e carrega quantidade de passageiros um pouco inferior. Espero que dê certo.
15. Parece que a primeira linha do T5 será a Penha – Barra e o trajeto será feito em 45 minutos.
16. A Av. Brasil definitivamente depende disso. Não dá. Ela não suporta mais. E o afunilmento provocado na chegada ao centro é insuportável.
17. O governo não tem dinheiro? Não dá pra licitar pra iniciativa privada fazer e explorar a concessão?
18. Ah, o Lula não “privatiza” nada. Esquece.
19. Tomara que o Sérgio Cabral seja mais inteligente