terça-feira, março 20, 2007

Internet pra que te quero

Estava difícil ter um tempinho para postar por aqui. Idéias bem que surgiram, mas faltaram mesmo aqueles minutinhos livres para colocá-las no monitor. Desculpas também aos amigos blogueiros que não viram a cor dos meus comentários por esses dias.

Bem, tudo normalizado, queria falar de um assunto que me agrada muito: a internet. Nunca pensei em minha vida que pudesse haver algo tão assim fantástico, e efêmero ao mesmo tempo. Fantástico porque permite a disseminação do conhecimento – nada mais do que estou fazendo lá no Finanças e Ciladas.

Voltando a dez anos atrás, era inimaginável que eu pudesse escrever algo e ser lido por um monte de gente. Tudo bem, hoje me lêem na Brasil Energia. Sim, mas ser lido num espaço meio que meu, é diferente, se torna mais pessoa. Recebi comentários de diversas pessoas elogiando o que escrevi. Pessoas comuns, como eu e você.

Há também as pequenas ferramentas que tornam a vida na internet cada vez mais fácil. Pra quem usa o Firefox então, nem se fala. O navegador código aberto da Mozilla permite a instalação de uma série de mini ferramentas agragadas ao browser, que facilitam muito as coisas.

Tem o del.icio.us, que é um organizar online dos seus favoritos e que pode ser compartilhado com outros. Tem o clipmark que permite que eu "clipe" um texto, mande-o por e-mail pra algué ou poste- o no blog com pouquíssimos cliques. Tem o Gmail Notifier, que me notifica da chegada de cada e-mail sem que eu precise deix-alo aberto.

Hoje instalei um novo, que é Cooliris. Com ele, eu pré-vizualizo uma página sem precisar abri-la. Além disso, tem o Cooliris Search que permite que eu selecione uma palavra num texto qualquer na web e a procure imediatamente no google, google images e wikipedia.

Tem também o IE tab. Como se sabe o Firefox ainda não é o mais popular dos navegadores e por isso algumas pessoas (né Z.?) fazem sites que o FF não consegue ler ou lê errado. Com o IE Tab, basta um clique para eu usar o mecanismo do Internet Explorer para abrir a mesma página, na janela do FF.

Mas tudo na internet é efêmero. O que hoje é inovação amanhã é obsolecência. E novos mimos vão surgir. Eu tento pensar qual é o futuro na rede e só vejo todas essas funções, com o adicional da mobilidade total. Ou mesmo a integração com o funcionamento dos nossos lares (aí sim ela teria verdadeira utilidade).