quinta-feira, novembro 16, 2006

.qualquercoisa


Este feriado desencavei um CD do Raimundos, o "Lavô tá novo". Há muito tempo não ouvia o dito cujo. E a conclusão que cheguei já na terceira música foi a que falta hoje uma grande banda de rock no Brasil e com um som genuinamente brasileiro.

Para quem conhece os caras, sabe que suas músicas misturam guitarras carregadas com todos os "over drives" possíveis, com uma batida na linha do hard core. O melhor de tudo é que eles conseguiam misturar a esse som elementos da música brasileira. Seja no ritmo, seja nos instrumentos. Quando menos se esperava, estava lá o triangulo batendo como num baião.

As letras também não ficam para trás. Dizem tudo o que nós homens pensamos mas não podemos dizer sob pena de sofrermos um linxamento moral das mulheres. Trechos como "fode tanto que dá calo", "No coletivo o que manda é a lei do pau
Quem tem, esfrega nos outros
Quem não tem só se dá mal" e "então se agacha e chupa a rola agora" são a principal mostra disso.

Nas letras também aparecem os carros. Aparece a maconha. No entanto, mais do que isso tudo, aparece a comédia. Elas são engraçadas sempre, desde o início da carreira dos caras. Não um engraçado tipo Mamonas Assassinas, mas um humor mais ácido, extremamente malicioso.

A verdade é que hoje faz falta ter bandas assim no cenário rock and roll nacional .Só há espaço pro pop vestido de rock, com as músicas bonitinhas, todas sobre amores perdidos, amores conquistados, só sobre amores. Para o popzinho de hoje, só isso importa: a necessidade de criar na cabeça das pessoas ilusões sobre o amor. Há exceções, mas nada como o som dos Raimundos.

O Raimundos, por sua vez, perdeu espaço no meio, principalmente depois da saída do Rodolfo, o talentoso da banda - embora ninguém entendesse muito o que ele dizia nas músicas. Mas também não só por isso, e ssim por terem abandonado as raízes. Em Lapadas do Povo, o som já estava mais burocrático, em alguns casos até beirando ao pop. Nada melhor do que "Mulher de fases" para mostrar essa guinada.

Confesso que não ouvi mais a banda depois dessas mudanças, que se não me engano foi lá por meados de 2001. Mas tudo indica que o som agora voltou ao que era antes, mais ainda conectado às raízes. Vou ouvir o ".qualquercoisa" e volto aqui para contar pra vocês. Algumas músicas estão sendo distribuídas legamente em mp3. Me aguardem