sexta-feira, agosto 25, 2006

Adeus Marilene

Já contei que a Marilene foi despedida? Ou melhor, transferida? Não né? Sim, quem acompanhou aqui a trajetória de nossa faxineira sabe de quem estou falando. A verdade é que Marilene era superqualificada para o cargo. Veja se pode uma "moça da limpeza" com faculdade de psicologia incompleta e que falava inglês melhor do que muita gente.

Verdade mesmo é que ela se tornou chata para as pessoas. Apesar destas qualificações - e de ser muito boa na limpeza, a melhor que já teve aqui - sua atitudes geraram diferentes julgamentos sobre sua pessoa. Realmente tinha momentos em que o bicho pegava mesmo, dava vontade de mandar ela pra longe, mas uma conversa bastava. Não foi assim.

Aí você vê que mesmo uma pessoa sendo hiperqualificada para qualquer tarefa, se ela for chata, se não tiver a aprovação pessoal de todos, ela roda. Roda e roda bonito. Marilene queria Neosaldina todo dia, se você falasse uma coisinha da sua vida com ela, do tipo, "hoje o ônibus veio lotado" ela te perguntava durante um mês se o ônibus estava vindo lotado, catolicamente, ou melhor, evangelicamente – ela era evangélica –, todos os dias.

E eu com as minhas bobeiras caí na besteira de cantar perto dela: "Sílvio Santos vem aí". Toda vez que ela me encontrava ela cantava a musiquinha, mas com o meu nome. Tem dia que você ri, mas todos temos nosso dia de cão.

Os homens reclamavam ainda que encontravam mais com a Marilene no banheiro do que com outros homens. Talvez um exagero, mas com um fundo de verdade. E ela cismava de limpar o telefone quando você estava fazendo algo importante, limpava – pasmem! – o pé da sua cadeira quando você estava entrevistando alguém no telefone. E outras coisas mais.

Gostava dela, afinal era boa pessoa e gosto de pessoas boas. Não boazinhas. Simplesmente boas. Mas realmente não dava para aturar muito. Agora tudo voltou a normalidade. Temos uma faxineira mais no estilo tradicional. Marilene não era nem extraterrestre, nem uma socióloga disfarçada. Marilene era só chata. Adeus Marilene.