quinta-feira, dezembro 21, 2006

Coisas do Brasil - II

Deu no Globo: Inocentes passam um ano presos injustamente

Isso não é jabuticaba, mesmo.

__________________________________________

Uma pesquisa do IBGE revelou que dos brasileiros que moram sozinhos a maioria são mulheres. A Míriam Leitão em sua coluna diária postulou algumas teses para tal fenômeno. Seria porque elas simplesmente querem? Ou porque tem relações afetivas modernas? Ou apenas um dado que revela o aumento da solidão? Eu digo que não tenho a menor idéia. Mas algumas coisas me passaram pela cabeça.

As mulheres hoje estão mais preocupadas em analisar os defeitos dos homens do que viverem suas próprias vidas. Este blog é a maior prova disso. Nele, a autora gasta toda sua energia falando das coisas que fazemos que não a agrada. No mundo que ela vive, as mulheres são os seres perfeitos, os homens, uns monstros.

E ao passarem todo esse tempo nos analisando, esquecem de si mesmas, se anulam, vivem em função do que nós gostamos ou deixamos de gostar. Isso não tem nada a ver com o fato de morarem sozinhas, é óbvio, mas sim com o fato de se sentirem sozinhas. E tenho muitas amigas que estão nessa situação.

Se sentem assim, porque são cheio de neuras. Porque a transição de mulher bem-comportada-subserviente-ao-marido para a mulher independente dos dias de hoje as deixou numa cilada. Eu digo que algumas se saem muito bem, mas outras, são um completo fiasco. Se preocupam com o que não deviam se preocupar e não ligam para o que realmente importa.

O que realmente importa? Viver e ser feliz. Sem pensar se vai dar na primeira noite ou não. Sem pensar se devem ligar de volta ou se devem aguardar o príncipe encantado e seu cavalo branco dar as caras. Não há padrão. Fazer o que o coração manda é o "certo". Bom senso ajuda.

Já me falaram que eu estou chato hoje e é possível que eu esteja. Afinal, tô cansado de ser o legal o tempo todo. Ser o compreensivo. O descontraído. Hoje, pelo menos hoje, quero ser chato. Amanhã não sei. É minha vida. É agora ou nunca.