segunda-feira, junho 05, 2006

Brasil

A Copa do Mundo está chegando e é sempre a mesma coisa. Bandeiras do Brasil por toda parte, ruas enfeitadas, aquele clima de carnaval, feriado prolongado. Ver o jogo num bar no centro da cidade e depois curtir um happy hour numa boate. Muito legal né? É, eu também acho e muito. O que me deixa chateado, no entanto, é que é só nessa época que o brasileiro mostra seu orgulho patriota. É incrível que mesmo que o Brasil vença a copa - e eu já presenciei duas vitórias - é acabar o jogo e as bandeirinhas são tiradas dos carros, os enfeites arrancados das ruas, pronto, volta tudo ao normal. Por que não somos assim patriotas durante os outros três anos? Por que não temos orgulho em vestir uma camisa do Brasil - não da seleção brasileira - nesse intervalo e achamos legal vestir uma camisa com dizeres em inglês, ou ir na Melt, no Shenaningans, ou sei lá mais onde? Não é xenofobia, mas deveríamos valorizar mais nosso país, uma terra encantadora, cheio de recursos naturais que poucos países têm, com um clima maravilhoso a maior parte do ano e uma gente alegre, receptiva e calorosa. Essa mesma gente que deixa de ser patriota ao fim de um campeonato de futebol, mas que, salvo execeções, faz desse país um lugar maravilhoso de se viver. Eu decidi, vou colocar uma bandeira no meu carro. Assim que a copa acabar, vença quem vencer.