quinta-feira, junho 08, 2006

Last night on earth III

O Holograma volta a piscar, dessa vez é a Tatiane querendo falar comigo. “Oi amor”, disse. Emendei, “Foi cedo para o trabalho hoje?”. Ela disse. “Precisei chegar cedo para atender a dois clientes que vão a julgamento ainda hoje”. Conversamos sobre banalidades e ele me falou do que havia visto nos Holooutdoors nas ruas. “Parece que estamos prestes a ter guerra. A China e a Coréia apontaram mísseis nucleares para o Japão”. Eu disse. “Ihh, fica tranquila, essa é sexta vez em dois anos que isso acontece. Daqui a pouco eles chegam a um acordo”.

A verdade era que as relações entre China e Japão estavam estavam estremecidas há pelo menos quatro décadas. Os Estados Unidos, aliados do Japão, estavam cada vez mais insatisfeitos com os avanços econômicos da China, país que se tornara referência mundial de estilo de vida. O Chinese Way of Life era o novo bezerro de ouro em que o mundo queria se apegar. Cansado da tão falada liberdade e democracia apregoada pelos EUA durante todo o século, o mundo agora se curvava ao modo de viver dos chineses, onde tudo, até a vida dos cidadãos era comandada pelo estado, com pulso forte. A contrapartida vinha nos serviços gratuitos e bem prestados de saúde, educação e alimentação, diretamente pelo governo chinês e dos países alinhados a ele.

Por sua vez, a China e a Coréia do Norte aumentavam seu poderio militar e tecnológico em progressão geométrica, ameaçando qualquer país que se opusesse ao Chinese Way of Life. O Brasil continuava na letargia de sempre, tentando agradar a tudo e todos. Tínhamos os nossos próprios problemas para enfrentar e preferíamos olhar para eles.